Buscar
  • Equipe Sindprofissional

eSocial o que Fazer? O seu condomínio está preparado?


O eSocial, plataforma que integra o envio de informações para o INSS, Receita Federal e Ministério do Trabalho, já está funcionando para os condomínios.Com o eSocial, as informações dos funcionários do condomínio para o governo chegarão de forma online,

quase que em tempo real. É uma forma de coibir possíveis abusos, como aqueles “acordos” de demissão, que infelizmente, ainda existem no país.

Os condomínios que contam com o serviço de uma administradora não serão muito impactados pela mudança, uma vez que a prestadora de serviços é quem transmitirá as informações pelo novo sistema.

O que os condomínios devem mudar é a sua cultura. Todas as admissões deverão passar pela administradora, assim como informações referentes a férias ou acidentes de trabalho.

Com o eSocial, o esperado é que esse tipo de informação chegue mais rápido, e com mais qualidade, ao governo.

As administradoras, por sua vez, devem se preparar para a mudança, procurando acompanhar as novidades no site do eSocial.

Os condomínios que optam pela autogestão também devem se informar, principalmente com o contador que cuida dos registros do condomínio, para saber como irão

aderir à mudança. A empresa que faz a folha de pagamento dos funcionários provavelmente poderá oferecer um módulo de acesso ao eSocial.

Para quem contrata mão de obra terceirizada em condomínios, o eSocial trará mais transparência, uma vez que será mais fácil acompanhar se os recolhimentos devidos estão sendo feitos corretamente.

Mesmo os condomínios que contam apenas com funcionários terceirizados, devem se cadastrar no eSocial. O síndico deve orientar os colaboradores a manterem seus dados cadastrais atualizados para evitar multas. Depois da implantação do eSocial, as mesmas

serão praticamente em tempo real, o que deverá impactar em uma mudança de cultura por parte dos condomínios.

Muitos condomínios passam as informações para a administradora bem depois do fato ocorrido - isso quando passam. Precisamos deixar claro que a colaboração do sindico é essencial para que a administradora consiga realizar os procedimentos dentro do prazo. Até porque as multas são pesadíssimas, e a empresa não deverá arcar com estes custos por falta de atenção do gestor.


1 visualização
logo-sindprofissional.png