Buscar
  • Equipe Sindprofissional

Como ter um Bom Relacionamento com Vizinhos do seu Prédio?


O que nos diferencia são nossos gostos, que moldam nossa maneira de levar a vida. No entanto, quando se trata de relacionamento.

com vizinhos, é necessário aprender a se colocar no lugar do outro. Ainda mais quando moramos em condomínio, onde todos se esbarram de vez em quando.

Pensando em uma forma de colaborar, separamos algumas dicas essenciais para que você possa manter uma boa convivência com seus vizinhos. Confira!


• Tenha empatia

Quando lidamos com outras pessoas a coisa mais importante é ter empatia. Portanto, antes de fazer algo que possa de algum modo atrapalhar a vida de seu vizinho, coloque-se no lugar dele. Lembre-se de que você tem total liberdade para fazer o que achar melhor para si, mas isso não significa que tem a liberdade de interferir na vida do outro. O bom senso deve sempre prevalecer.

• Pratique a educação

A gentileza e a boa educação também não podem faltar nos relacionamentos.

Para uma convivência saudável, devemos ficar atentos ao nosso comportamento e sempre aplicar aquelas regrinhas básicas de etiqueta: pedir licença, dizer obrigado, dar bom-dia, oferecer ajuda.

Se você tem filhos, mostre a eles como o respeito é fundamental para se conviver em harmonia e com tranquilidade. A mesma regra vale para os bichinhos de estimação, já que eles podem ser um pouco mais difíceis de lidar e precisam ser ensinados desde cedo a se comportar em espaços compartilhados.

• Respeite as normas

Mesmo que poucas, todo prédio ou condomínio possui suas regras. O som alto e o barulho, principalmente durante a noite, são os problemas mais comuns entre moradores de um prédio. Se a vaga da garagem é especificada, não tem sentido ocupar a de outra pessoa. Então, procure respeitar o espaço alheio e se certifique de que suas atitudes não irão incomodar as outras pessoas.

• Exercite o diálogo

Outro fator de importância no relacionamento com seus vizinhos é o diálogo. Se, por algum motivo, houver desavenças, brigas ou inconvenientes, chame a pessoa para conversar e seja sincero quanto ao que você sente. Vale lembrar que, nessas horas, mais uma vez a educação e a gentileza devem estar presentes.


18 visualizações
logo-sindprofissional.png