Buscar
  • Equipe Sindprofissional

Como ser um síndico de sucesso


Para assumir a função de síndico profissional, a mesma deve ser aprovada em assembleia, conforme disposição do art. 1.348, §2º do Código Civil Brasileiro. A lei prevê a possibilidade do síndico não ser condômino, e por isso surgiu a figura desse profissional.

A pessoa jurídica, devidamente cadastrada no CNPJ, pode ser uma Administradora.

A pessoa física que realiza esse serviço é considerada um autônomo, não existindo vínculo empregatício.

Em qualquer caso, o condomínio que contratar um síndico profissional, deve realizar uma pesquisa detalhada nos âmbitos fiscal, judicial e comercial.

Quais são as habilidades necessárias para ser síndico?

É essencial que o síndico seja uma pessoa qualificada para atender as demandas do condomínio. Será que você possui todas as habilidades indispensáveis para ser síndico?

As habilidades necessárias para ser síndico são:

Boa comunicação para manter o relacionamento com moradores e funcionários;Ter afinidade com áreas como administração, contabilidade, direito, recursos humanos e finanças;

Saber lidar com pessoas, gerenciar crises e apaziguar conflitos;

Inteligência emocional: ter paciência para driblar os problemas que surgem no dia a dia;

Ser organizado para manter tarefas e documentos em ordem;

Ter empatia e buscar sempre preservar bem-estar dos condôminos;Interesse em manter-se atualizado e sempre em busca de formas novas de facilitar o trabalho e melhorar a vida condominial.

Divida as funções e responsabilidades

Uma coisa imprescindível é aprender a delegar tarefas. Não deixe o papel do subsíndico ser apenas decorativo. Aproveite para dividir atividades da gestão do condomínio, como auxílio no atendimento aos moradores ou organização de documentos contábeis.

De maneira idêntica, o zelador e o gerente predial também podem ser grandes aliados. Treinamentos de novos funcionários, manutenções periódicas, supervisão da limpeza do condomínio e demais atividades práticas podem ser coordenadas por esses auxiliares.


Conheça a legislação

Compreender as leis sobre condomínios e suas jurisprudências faz parte da lista de responsabilidade do síndico. Leia, pesquisa e, se necessário, busque o auxílio de profissionais da área jurídica. Para começar, você pode conferir todas as nossas publicações sobre legislação.


Seja organizado

Organização será sempre a palavra-chave na função de síndico. Sem ela, é garantia de caos e diversos problemas. Reserve um momento da sua rotina de trabalho para focar em organizar a sua agenda, documentos e atividades. Desse modo, é possível tirar os empecilhos do caminho e focar na melhoria do condomínio.


Os 10 Mandamentos do Síndico de sucesso:

1.Evitar desgaste com os condôminos;

2.Dividir funções e delegar responsabilidades com seus colaboradores;

3.Conhecer a legislação vigente;

4. Ser organizado;

5. Atender as expectativas e demandas;

6 .Não confundir autoridade com autoritarismo;

7.Conhecer bem o perfil do condomínio;

8.Agir com flexibilidade e atenção aos detalhes;

9. Nunca assinar nada sem ler;

10 .Ser honesto, acima de tudo.

Na vida de síndico, é fundamental possuir uma agenda inteligente para cuidar das demandas. Para isso, a melhor maneira é utilizar a técnica da matriz da gestão de tempo. A prática tem o intuito de identificar quais são as tarefas mais importantes e mais urgentes, possibilitando criar uma hierarquia de tarefas a serem feitas.

6 visualizações
logo-sindprofissional.png