Buscar
  • Equipe Sindprofissional

Estratégias Para Uma Acessibilidade Rápida e Eficaz


Sempre quando pensamos na palavra acessibilidade em um condomínio, vislumbramos as questões de deficientes, gestantes, idosos e outras de obrigações legais que acabam tendo mais destaques junto aos moradores e sociedade. Contudo para um síndico esta palavra também tem outra importância e a principal delas é a SEGURANÇA.

É óbvio que quando assumimos o cargo de síndico, devemos avaliar todo atendimento legal da portaria nas questões de acessibilidade, mas visto isto entramos no momento em que devemos montar uma estratégia de tudo que iremos instalar ou revisar na portaria para que tenhamos a sensação de segurança garantida pra todos. Então se possível, reúna seu corpo diretivo e monte uma equipe de trabalho para que você tenha o apoio necessário em todas as questões, não se esqueça de fazer 3 orçamentos para todos os investimentos que fará e lembre também de efetivar contratos sólidos junto as questões de compliance e só assine após a liberação de questões de controle de acesso de moradores, visitantes e prestadores...elabore um bom procedimento para treinamento e orientação dos porteiros não se esquecendo de deixar orientações claras sobre suas particularidades no recebimento de correspondências e encomendas, atendimento de emergências médicas e incêndios, atendimento de intimações e polícia.

Portaria Veicular

Além de estabelecer uma forma de controle de veículos dos moradores, pense e defina a sistemática de controlar também o acesso de veículos de prestadores, visitantes, socorros (guinchos, ambulância, bombeiros e polícia) e caminhões de mudança.

Equipamentos

Os mais comuns utilizados são as câmeras e cerca elétrica...mas também já podemos ver diversos condomínios com sistemas de catraca, biometria, tag veicular, clausura de pedestres e veicular, controle de liberação de acesso, e muitos outros.

Sistemas

Estude seu controle de portaria e identifique qual sistema seria o ideal para que você pudesse ter o controle pleno de todas suas variáveis...pense em um bom sistema de cadastro de moradores e veículos, sistema de portaria virtual, sistema de comunicação online dos moradores junto a portaria e sistema de avisos, comunicados aos moradores e implemente uma sistemática de relatório diário da rotina da portaria e suas ocorrências.

Não esqueça que todo este aparato de equipamentos e sistemas necessita de um bom suporte de equipamentos, internet de boa qualidade (se possível até dois pontos de sinal) fornecimento de energia sem oscilações e um backup de tudo que garanta a segurança de dados.



10 visualizações
logo-sindprofissional.png